Tratamento de Canal - Orientações ao Paciente

É fundamental que haja entendimento entre o paciente e o dentista para êxito de qualquer tratamento odontológico. Durante uma consulta existem muitas dúvidas, principalmente quanto ao tratamento de canal. Vamos responder às principais perguntas:

O que é tratamento de canal?
É a remoção do tecido mole que se encontra na parte mais interna do dente, que recebe o nome de polpa. Esta pode ser sadia ou infectada e ao ser removida é substituída por um material obturador.

Quais são os sintomas mais característicos para se indicar o tratamento de canal?
Dor expontânea, isto é, o dente começa a doer sem estímulos, de forma latejante não muito bem localizada e que aumente com o calor. Nesse caso a polpa ainda está viva, porém inflamada, e o uso de analgésicos não resolve. Já quando há morte da polpa, geralmente a dor é bem localizada, havendo a sensação de “dente crescido” e dor ao mastigar. Ao se abaixar a cabeça tem-se a sensação de que o dente “pesa”.

Sempre que um dente dói deve receber tratamento de canal?
Não. Os dentes podem doer a qualquer estímulo fora do normal: frio intenso, calor, doce e salgado. Esses sintomas são observados em dentes cariados, em dentes com o colo exposto e em dentes submetidos a carga intensa durante a mastigação. Nesses casos, removendo-se a causa cessa a sensibilidade.

Em quantas sessões se faz um tratamento de canal?
Quando a polpa está viva e sem inflamação, uma sessão é suficiente; polpa viva e inflamada, duas sessões. Com polpa mortificada são necessárias mais sessões.

O tratamento é muito dolorido?
Com o uso da anestesia o tratamento é indolor e, às vezes, nos casos de polpa mortificada nem é preciso anestesiar. Pode ser desconfortável por ser necessário permanecer muito tempo com a boca aberta.

Após as sessões de tratamento de canal é comum sentir dor?
Não. O que pode acontecer nas primeiras 48 a 72 horas é ficar com uma sensação dolorosa decorrente de aplicação do anestésico e da manipulação do dente, que pode ser resolvida pela injestão de analgésicos tipo AAS.

Um dente já tratado pode receber novamente tratamento de canal?
Em que caso isso é necessário?
Sim, geralmente quando no primeiro tratamento não foi possível seguir os padrões exigidos: remoção de todos os microorganismos, preenchimento hermético do canal com o material obturador, etc. Essas incorreções podem provocar lesões na ponta da raiz, do tipo abscessos e lesões crônicas.

Este tratamento é completamente eficiente?
Sim, desde que bem executado e que os outros procedimentos que reconstituirão o dente, como restauração, coroa, incrustação, tratamento gengival, etc. também sejam bem executados.

O dente morre depois do tratamento de canal?
Não, pois todo o suporte deste dente permanece vivo: osso, membrana periodontal e cemento (camada que recobre as raízes). O inconveniente é que, como é a polpa que confere a sensibilidade ao dente, se o mesmo for atacado novamente por cárie, isso não será percebido devido a ausência de sensação dolorosa. Outro possível problema é que o dente torna-se mais frágil, e isso deve ser levado em conta no momento da execução da restauração definitiva, que, nesse caso, deve ter características diferentes.

Sempre que se trata o canal o dente escurece?
Não. O que acontece é a perda do brilho, o que dá um aspecto mais amarelado. O escurecimento acentuado só acontece quando o dente sofre uma hemorragia ou mortificação pulpar antes do tratamento ou, então, por erro técnico.

O que poderá ocorrer se o tratamento de canal não for realizado?
Poderá se desenvolver uma lesão na região apical (infecção na raiz e nos tecidos vizinhos), que poderá ter consequências mais sérias, como dor intensa, inchaço, febre e bacteremia (bactérias na corrente sanguínea). A única solução a partir daí poderá ser a extração do dente.

Dr. Antônio Carlos Zeferino
Cirurgião Dentista
Prótese – Estética – Clareamento – Endodontia
crosp 20728